terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rio e Minas - o roteiro


Preparei dois documentos principais que juntos formam o roteiro: 1) um cronograma detalhado com datas e distâncias entre os percursos; e 2) documento com informações de cada cidade a ser visitada, com tópicos sobre Onde Ficar, Contatos, Onde Comer, O Que Fazer. Todas as informações foram obtidas principalmente por meio da internet, mas também foi muito útil comprar um Guia Turístico de Minas Gerais. Isso foi importante para saber quantos dias seriam necessários para realizar os principais passeios e conhecer as principais atrações em cada lugar.
Para elaborar o roteiro comprei um CD-Rom do Guia Quatro Rodas. Usei no início, mas honestamente depois algumas limitações do programa atrapalharam e preferi usar uma planilha eletrônica e o Google Maps. Com o período da viagem já definido, fiz diversas simulações de distância entre cidades e rotas alternativas.
Estabeleci também para uma viagem sem pressa não poderíamos rodar mais que 600 km em um único dia. Até mesmo para que não dirigisse à noite. Isso não funcionou 100%, mas serviu de parâmetro, inclusive para fazer as reservas de hotel.
Durante a elaboração do roteiro, telefonei para diversos hotéis para pedir informações sobre preços, as condições das estradas etc. Numa dessas ligações fiz amizade com o gerente do Serra Palace Hotel, em Ouro Branco, que por coincidência também era motociclista. Durante a viagem nos conhecemos e passamos bons momentos juntos.
O roteiro das cidades então ficou assim: Rio – Petrópolis – Teresópolis – Angra dos Reis – Paraty – São João Del Rei – Tiradentes – Ouro Branco – Ouro Preto – Mariana – Congonhas – Belo Horizonte – Codisburgo – Sete Lagoas – Diamantina – Serra do Cipó – Araxá – Brasília.

Nenhum comentário: