terça-feira, 1 de setembro de 2009

Qual é sua tribo?

Já li muitos artigos na internet sobre o que é ser um motociclista. Na verdade, bem ou mal, sabemos o que é ser um motociclista, independente de conceitos elaborados depois de muitas horas de reflexão. Por isso neste post prefiro falar sobre os mais diversos tipos de motociclistas. Eles são oriundos de todas as raças, de todos os credos, de todos os países, classes sociais. Esse movimento utltrapassa limites, mesmo os mais comuns, aqueles que nos colocam em quadrados chamados "classes sociais".
Muito embora o poder aquisitivo crie grupos distintos de motociclistas, a paixão por motos nos une. Uma paixão que não dá para explicar, porque é como perguntar para uma mulher "por que ela quer comprar mais um sapato, se já tem tantos".
Dentro do motociclismo existem pessoas de comportamentos distintos, personalidades distintas, origens distintas. Alguns preferem motos de custom, outras preferem motos sportivas. E ainda um terceiro grupo tem tudo quanto é tipo de moto.
Normalmente os motociclistas são identificados por um estilo, que invariavelmente influencia o tipo de moto que possuem. Esse estilo tem origem nos gostos e afinidades desenvolvidas pelos motociclistas, e pelo tipo de vida que gostam de levar. Mas realmente tudo isso é secundário, pois o principal é andar de moto, viajar de moto, ter a sensação de liberdade e de encontro com o vento e o sol.
Custom
Motociclista estilo custom normalmente veste roupas de couro, gosta de colocar bandana na cabeça, enche a jaqueta de botons e, muitos deles, são cheios de tatuagem. Existe ainda os mais radicais, que fazem o estilo Hells Angels, com as barbas e os cabelos compridos e cara de mau. Este tipo adora os cromados das motos, assim como personalizar ao máximo suas máquinas.
Suas motos são uma extensão de suas personalidades e velocidade "não é o seu barato". O negócio é curtir a sua moto, e extrair dela todo o prazer que tem direito.
Usam muito capacetes tipo coquinho, abertos. Também preferem cores escuras para suas roupas, principalmente o preto.
Harley Davidson é um ícone para a maioria deles, e nos finais de semana passam muito tempo polindo os cromados de suas máquinas.
O som dos motores de suas motos é música para seus ouvidos, e muitos tiram o miolo da descarga para ficar um som mais encorpado.
Vivem procurando apetrechos para tornar a moto mais bonita, e não é difícil encontrar muitas delas cheias de "penduricalhos".
É muito comum encontrar em suas motos caveiras, seja na pintura, seja em objetos cromados que as enfeitam. Gostam de serem vistos como uma grande irmandade, e se consideram muitas vezes os legítimos "motociclistas". Seu filme preferido é Easy Rider sua música tema é Born to be Wild.
É muito comum encontrar motociclistas deste grupo que incorporam o espírito em tudo em suas vidas, mesmo nas suas atividades profissionais. Por isso alguns deles seguem profissões ligadas ao motociclismo, como tatuadores, donos de lojas de peças e acessórios, mecânicos.
Fazem questão de serem vistos como motociclistas e usam a moto sempre que podem, sendo que alguns nem mesmo possuem carro, "para não trair seus princípios".

2 comentários:

Paulo Andre disse...

Charles,

Gostei da matéria, mas acho que ainda falta falar dos outros estilos, sport, trail, cross.

Abraços

Paulo André

Motochileiro disse...

Paulo, é que estou publicando aos poucos. Estou preparando o perfil dos outros...hehehehe