quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ourém 2 - motopasseio

Na sexta-feira, quando estava em Ourém, meio entediado pela calma demasiada da cidade, e esperando chegar o sábado para conhecer os igarapés, descobri por um acaso que no sábado haveria um Motopasseio saindo de Capitão Poço indo até Salinópolis (ou Salinas, como costumamos chamar). São 144 km de estrada. Esse motopasseio acontece há 14 anos seguidos, para minha surpresa. Nunca tinha ouvido falar nisso. Mais surpreso ainda fiquei ao saber que estava prevista a participação de cerca de 400 motociclistas e que haveria toda uma organização, com carro de apoio, acompanhamento da Polícia Rodoviária etc.
Fiquei bastante empolgado com a idéia de participar deste passeio, pois nunca tinha tido este tipo de experiência. Ainda mais 400 motos! Não pensei duas vezes e no sábado arrumei minhas malas e acompanhei o passeio. Foi tudo de bom. E um roteiro inesperado, pois minha previsão inicial era ficar em Ourém mais dois dias.
O passeio saiu de Capitão Poço, por volta das 8:30h com uma parada em Ourém para reunir mais motociclistas, e seguiu para Salinas passando por Capanema pela PA-124. A estrada está muito boa. Observe no mapa o roteiro seguido pelo passeio. Em determinados trechos era tanta moto que os carros que vinham em direção contrária tinham que parar ou passar pelo acostamento. O clima entre os participantes era ótimo, todo mundo alegre e excitado com o passeio. Na estrada os moradores das localidades ficavam admirados em ver tanta moto. Muitos acenavam com as mãos e mandavam abraços.
É claro que o tipo de moto predominante era de baixa cilindrada, em sua maioria motos de 125 cc, principalmente CG 125/150, Biz e Honda Bros. Minha moto era a maior e chamou muita atenção.
Fiz novas amizades, e conversei principalmente com D´Artagnan, um senhor de uns 50 anos dono de uma V-Blade Preta (ver foto).
Como estava programado, paramos em Capanema para almoçar. Já estava tudo organizado pela coordenação do evento, pois a churrascaria que fica no posto de gasolina na entrada da cidade já nos esperava com dezenas de quentinhas prontas para servir. Chegamos na churrascaria por volta das 11:30h. E depois seguimos viagem para Salinas, onde chegamos por volta das 15:30h.
Uma coisa me chamou atenção no posto de gasolina em Capanema. Um rapaz jogava óleo diesel abundantemente em toda a moto, com exceção do banco e partes altas, como o guidão. Fiquei curioso e perguntei o porquê daquilo. Ele falou que era para não haver corrosão das peças por causa do sal nas praias de Salinas. Nem tinha me tocado disso até aquele momento. Por isso quando cheguei a Salinas não fui direto para a praia, seguindo o comboio, mas segui em frente para comprar uma lata de spray antiferrugem. Espirrei em toda a moto o antiferrugem, e, depois que voltei da praia mandei lavar toda a moto para tirar os resíduos de sal. Os lava-jatos em Salinas já possuem uma técnica própria para tirar o sal dos carros e motos.
Chegando à Praia do Atalaia em Salinas o comboio se dispersou. Todo mundo só se reuniria novamente para o retorno a Capitão Poço por volta das 15:00h do dia seguinte (domingo).
Um detalhe interessante: como boa parte das motos nestes interiores não tem placa, durante o motopasseio a Polícia Rodoviária permite que participem estas motos sem problema algum, desde que estejam dentro do comboio, na ida e na volta.
No outro dia voltei para Belém, debaixo de chuva quase a viagem inteira. No caminho encontrei com dois motociclistas do Abutres Motoclube, que gentilmente me convidaram para acompanhá-los até Belém. Cheguei em Belém bastante cansado, porque foram 5 horas de viagem. É claro que parei para almoçar uns 34 km após Salinas, mas mesmo assim a viagem deveria ser mais curta. O que atrapalhou bastante foi o intenso tráfego e congestionamento antes mesmo de Castanhal em função da chuva e do retorno do feriado prolongado. Surpreendi-me com o consumo da Shadow neste percurso, fazendo em média 25 km/l na estrada. Uma média muito boa.

Nenhum comentário: