domingo, 24 de maio de 2009

Motoclube - Ilha do Mosqueiro


Neste passeio do Pará Motoclube o destino foi a Ilha do Mosqueiro. Mosqueiro é a ilha do coração do belenense. Distante 72 km de Belém, é principal balneário da zona metropolitana. Cercada por lindas praias de areia branca e água marrom, é chamada carinhosamente de “a bucólica”. No período de férias escolares e de pouca chuva (é o nosso verão), que ocorre no mês de julho, a ilha fica simplesmente lotada.Eu conheço Mosqueiro desde criança. Atualmente a travessia do litoral para a ilha é feita por meio de uma ponte, mas naquela época a travessia era feita por balsa. Eu ía com meu tio Lourenço em um Ford Belina ouvindo merengue a viagem inteira. Ele tinha uma caixa cheia de fitas com estas músicas. Eu gostava muito e até hoje quando ouço merengue lembro de Mosqueiro. Meus pais e meus tios possuem casa de férias nesta ilha e passam muito tempo na ilha. Também pudera, a calma e a natureza nesta ilha são apaixonantes.

Para chegar a Mosqueiro, saindo de Belém, basta seguir pela BR 316. E depois de uns 24 km, chegando na altura do município de Benevides, basta entrar à esquerda para pegara PA 391 (conhecida como Estrada do Mosqueiro). A estrada para Mosqueiro está muito boa, bem pavimentada. A viagem é muito tranqüila, principalmente fora do período de férias escolares.

O que gosto de fazer em Mosqueiro é tomar café com tapioca na "Vila". É assim que chamamos a região onde fica o centro da Ilha. É onde fica a principal praça, o Mercado Municipal, Estação Rodoviária, um trapiche e diversas lojas. Na "Vila" ficam diversas barraquinhas onde servem café com leite, tapioca, cuzcuz e faz parte da cultura local as pessoas se reunirem na praça para lanchar.

As principais praias do Mosqueiro são a Praia do Farol, do Chapéu Virado, Praia Grande, Murubira, Carananduba, Marahú, Paraíso e Baía do Sol.

Nosso destino no Mosqueiro era a Praia do Paraíso. Esta praia é conhecida por ser distante e tranqüila, pouco freqüentada, o que confere a esta praia um ar mais rústico, menos cara de praia turística. A Praia do Paraíso fica ao Norte da ilha, e para chegar até ela você tem que atravessar a ilha inteira, entrando na estrada conhecida como estrada da Baía do Sol.

O pessoal do motoclube, como de costume, se reuniu na Panificadora Trigal e antes da partida tomamos um café reforçado. Eram cerca de 20 motos, juntamente com um triciclo dirigido pelo Aldo acompanhado de sua mulher Carmen.

Quando chegamos a Mosqueiro a primeira parada foi a Sorveteria Cairú, cujo um dos proprietários é o motociclista Armando (que não estava no grupo porque estava em Minas Gerais), integrante do motoclube. Tomamos um sorvete para refrescar e depois seguimos para a Praia do Paraíso, como previsto. Ao chegar à praia o grupo se reuniu no Bar Lafayette, que fica no final da praia e alguns membros aproveitaram para tomar um banho de praia e comer um camarão salgado. Aliás, eu adoro este camarão vendido em Mosqueiro; faz parte da experiência em visitar a ilha.

Infelizmente tive que voltar mais cedo. Fiz a viagem de volta sozinho. Queria almoçar com minha esposa em casa e tinha alguns compromissos. A viagem de volta também foi tranqüila. Cheguei em Belém por volta das 13:00h.

Um comentário:

Waldez Pantoja disse...

Muito boa as fotos e as materias também ....